Município da Lourinhã apresenta Agenda Cultural para o Centro de Interpretação da Batalha do Vimeiro

O Município da Lourinhã apresentou ontem, oficialmente, a agenda cultural referente ao ano de 2017 para o Centro de Interpretação da Batalha do Vimeiro (CIBV). A iniciativa dividiu-se em duas partes, uma sessão no auditório do Centro Cultural Dr. Afonso Rodrigues Pereira e uma visita guiada encenada ao CIBV. Designada por “O Vimeiro na Rota do Turismo Militar” a agenda conta com as parcerias da Junta de Freguesia do Vimeiro, da Associação para a Memória da Batalha do Vimeiro e do Ministério da Defesa, que se fez representar por Catarina Cardoso, subdiretora de Recursos da Defesa Nacional, em representação do Secretário de Estado da Defesa Nacional.
Na sessão de apresentação da agenda cultural, o Vereador do Município da Lourinhã, Fernando Oliveira, falou sobre o trabalho desenvolvido pelo CIBV, da importância do seu espólio, dos conteúdos expositivos, aplicação multimédia, visitas guiadas entre outros. Para o autarca o Vimeiro tem condições para se afirmar na Rota do Turismo Militar Nacional. Situação reforçada por Catarina Cardoso, já que nas suas palavras, o Vimeiro é uma referência para o Turismo Militar Português. Este é assunto que está na ordem do dia já que a secretaria de Estado da Defesa tem em curso diligências no sentido de serem definidas estratégias para um mais eficaz e amplo Turismo Militar. Segundo esta dirigente, as linhas orientadoras passam pela componente científica, campanhas de Marketing, diversificação da oferta turística, articulação de recursos através de uma rede nacional e a promoção da imagem das forças armadas.Na segunda parte da apresentação da agenda, os presentes foram convidados a assistir a uma visita guiada encenada ao CIBV. Esta contou com a participação do grupo de teatro T’Amal e do grupo de recriação histórica da Associação para a Batalha do Vimeiro. Uma visita dinâmica, com componentes lúdicas e informativas, muito do agrado dos presentes.Agenda Cultural do CIBV para 2017:
O VIMEIRO NA ROTA DOS TURISMO MILITARJaneiro
Visita Guiada Encenada ao CIBV

Março
“War Games”
(Contempla a realização de jogos de simulação com miniaturas de soldados da Guerra Peninsular)

Maio
“Sabores das Invasões Francesas”
(Passeio evocativo pelo Vimeiro e pelo campo da Batalha com paragens em alguns sítios emblemáticos onde serão feitas degustações de produtos da época oitocentista)

Junho
“Landing Tour – Chegaram os Ingleses”
(Passeio que pretende evocar o percurso das tropas inglesas de Porto Novo até ao Vimeiro)

Julho
“Dançar em tempo de Guerra”
(Esta iniciativa pretende recordar o ambiente histórico civil em que a Batalha do Vimeiro foi travada, recriando-se o ambiente musical e as danças típicas da época)

Agosto
Geocaching “Na Rota da Batalha do Vimeiro”
(Atividade de geocaching que levará os participantes à descoberta de “caches” pelos principais locais da Batalha)

Inauguração de uma mostra temporária
(Exposição de trabalhos feitos pelo grupo Oeste Sketchers sobre a Batalha do Vimeiro)

Outubro
“Orientação na Batalha”
(Workshop teórico-prático de orientação que decorrerá no campo da batalha do Vimeiro e que terá a duração de 3 horas e que se destina ao público infanto-juvenil)

Nota:
Além destas atividades está previsto em julho a Recriação Histórica da Batalha do Vimeiro e o Mercado Oitocentista.