Visita-me | Apoio psicológico em casa | Municipio da Lourinhã
Descrição geral do plano
Acompanhamento psicológico com base em metodologias terapêuticas focadas na promoção do bem-estar, na (re)atribuição de significado à vida, na superação de limitações e situações adversas.
Objetivo
Facultar um serviço de psicologia ao domicílio, promovendo o acesso a serviços de psicologia adicionais que, de outra forma, poderiam permanecer inacessíveis ou não utilizados devido a várias barreiras, entre elas a dificuldade de deslocação, a resistência a espaços fora do contexto habitual de vida ou o desconhecimento da existência de soluções e apoios na promoção da saúde mental.
Destinatários
Pessoas idosas em situação de vulnerabilidade psicológica, com comprometimento do seu bem-estar pessoal e familiar;
Pessoas em situações de desadaptação ou instabilidade devido a momentos de crise – luto prolongado ou traumático, doença de familiar e/ou desgaste do cuidador informal, adaptação à reforma, abandono ou redução de suporte familiar e /ou social, perturbações de pânico ou ansiedade social, entre outros.
Onde e quando ocorrem as sessões/consultas
Preferencialmente no domicílio da pessoa a ser acompanhada, em residência de familiares ou pessoas significativas de confiança da mesma ou em instalações de serviços locais de proximidade, com possibilidade de consulta prévia em gabinete municipal com a própria pessoa ou familiares, para conhecimento da situação, esclarecimentos e ativação de relação de confiança.
Os horários serão definidos de acordo com a disponibilidade do psicólogo, cliente e familiares (caso seja necessária a presença dos mesmos) mantendo-se um regime flexível e aberto de acordo com as necessidades e condicionalismos de horário das partes envolvidas. Dever-se-á, sempre que possível, manter um horário recorrente e regular a fim de se minimizar confusões e esquecimentos.
Como decorrem os pedidos
As sinalizações e pedidos de consulta devem vir preferentemente por parte do próprio interessado, familiares próximos, serviços de saúde e de segurança social, forças de segurança, entidades públicas de outra natureza e/ou outras entidades de caráter social e humanitário.
O primeiro contacto para marcação de entrevista ou esclarecimento de dúvidas, deverá ser efetuado preferencialmente por telefone através dos seguintes contatos – 261 410 174 ou 910 408 128 ou através dos emails – saude@cm-lourinha.pt; sara.goncalves@cm-lourinha.pt.
Seguimento pré-consulta
Posteriormente serão contactadas as pessoas interessadas e familiares de referência (em caso de pessoas idosas, em situação de doença ou menores de idade) a fim de se aferir necessidades e fornecer protocolo de atendimento bem como informações úteis consideradas necessárias.
Acompanhamento
Será realizada, no domicílio uma consulta inicial de triagem e contacto pessoal, após a qual será elaborado um plano de acompanhamento individual e/ou familiar, caso este se justifique, ficando acordadas as condições do mesmo, nomeadamente objetivos da intervenção, localização, periodicidade, horários, presenças, condições de acesso e modos de atuação.
No decorrer deste acompanhamento serão garantidos o profissionalismo e princípios éticos inerentes a este tipo de serviço, sendo claro para o cidadão que se trata de uma visita profissional com objectivos definidos (que devem ser relembrados caso seja necessário) e não de uma visita de carácter social, mantendo-se os limites do relacionamento dentro do campo estritamente profissional, ainda que a relação seja terapêutica, afável e de proximidade.
Com esta tipologia de serviço, espera-se sobretudo facilitar o acesso a cuidados de saúde mental, promover o autocuidado, ajudar a ultrapassar situações de crise e a restabelecer níveis melhorados de qualidade de vida.