Vamos Votar para o Orçamento Participativo
A 2ª Edição do Orçamento Participativo da Lourinhã (OPL) está na fase da votação, até ao próximo dia 31 de julho.
Durante este período, qualquer cidadão pode votar em 3 projetos, sendo que terá de distribuir os seus votos por cada um dos níveis orçamentais definidos, ou seja, poderá votar num projeto por cada um dos níveis orçamentais.
Os cidadãos com idade inferior a 18 anos de idade só podem votar na plataforma do OPL. Para isso terão de fazer o upload de parte do seu documento de identificação, como forma de validação, e depois de validados os dados poderá votar. Podem ainda validar presencialmente os seus dados pessoais nas Sessões Públicas de Apresentação dos Projetos que decorreram de 28 de junho a 21 de julho, ou em qualquer dia da semana, nos serviços da Câmara Municipal.
Para todos os cidadãos amigos da Lourinhã que residam no estrangeiro, e queiram participar na votação do OPL, poderão faze-lo exclusivamente através da plataforma do OPL.
Os resultados intermédios serão divulgados na plataforma do OPL nos dias 10 e 20 de julho, e os resultados finais no dia 1 de agosto.
A Junta de Freguesia do Vimeiro convida toda a população a votar nos dois projetos, que se candidatam no Vimeiro:
- Ataque à Igreja – Espectáculo pirotécnico e multimédia.
Batalha do Vimeiro a 21 de Agosto de 1808 – O ataque à Igreja. Neste ataque Francês as tropas envolveram-se numa luta corpo a corpo com recurso à baioneta. Termina com a retirada dos franceses. A igreja sofreu um pequeno incêndio. Proposta – Recriar este episódio com um espectáculo pirotécnico e multimédia.
- Projecto Ciclovias da Marteleira
Missão: Fomentar e garantir a segurança rodoviária de peões e ciclistas Objectivo: Servir, a população de todo o Município no seu acesso pedonal e ciclista à freguesia do Vimeiro (nomeadamente no acesso às praias) e da U.F. de Miragaia e Marteleira. Método: Construir 1 passeio a partir do Vale Vite até ao Toledo, para acesso às praias, uma vez que a partir de Toledo já existem percursos até às termas da Maceira e a partir dali, já existe a estrada privada até à Praia de Porto Novo. A partir desta, já é outro concelho, onde já existem ciclovias servindo as praias mais a sul. Vantagens para a comunidade empresarial local: Um maior fluxo de pedestres e ciclistas favorece o comércio local, ao contrário da utilização do veículo automóvel que favorece a ida sistemática às grandes superfícies. Vantagens para a comunidade residente: Segurança rodoviária para crianças, idosos e adultos; qualidade de vida; um natural convite a deixar o carro em casa, ao exercício físico, a uma menor sobrecarga do sistema de saúde com doenças várias, diminuição do défice externo do País com combustíveis derivados do petróleo, acompanhamento das mais recentes tendências nacionais e internacionais, chamadoras de mais turismo para a região, menor pressão sobre o pavimento das estradas existentes, com a consequente minimização de gastos futuros da Autarquia com obras de repavimentação.