oRÇAMENTO PARTICIPATIVO DA LOURINHÃ

A  partir de hoje e até ao dia 31 de março, o Orçamento Participativo da Lourinhã (OPL) entra em fase de apresentação de propostas e lança a todos o convite para que apresentem projetos de interesse público, que gostassem de ver implementados no concelho, em áreas como: Espaço Público, Ação Social, Ambiente, Educação, Cultura, Inovação e Competitividade e Associativismo.
O OPL tem em 2019 uma verba alocada de 150 mil euros, distribuídos por quatro níveis orçamentais. Um destes níveis é o do Associativismo, uma área que transita do ano anterior, e mantém o valor de 50 mil euros. 

As propostas podem ser apresentadas online, através da Plataforma do OPL, e presencialmente, nas Juntas e Uniões de Freguesia e no Balcão do Munícipe. Para serem consideradas elegíveis, e consequentemente transformadas em projeto, as propostas devem cumprir com os requisitos definidos nas normas de participação, que podem ser consultadas na Plataforma do OPL. 

O Orçamento Participativo da Lourinhã entra assim na 5.ª edição com um total de 12 projetos vencedores, sendo que seis dos quais encontram-se concluídos ou em fase de conclusão e quatro deles em fase de elaboração de projeto. Exemplo disso são projetos como o Divertir e Integrar, que permitiu que alguns parques infantis do concelho fossem equipados com baloiços adaptados a cadeira de rodas, o Programa de Ocupação Lúdica e Desportiva para Crianças e Jovens ao longo do mês de julho de 2017 ou o arranjo da zona verde junto à Rua da Bela Vista, no lugar da Areia Branca. 

Trazer as pessoas para o centro das decisões é um dos grandes objetivos deste projeto, que tem vindo a constituir-se como um dos exemplos de sucesso no âmbito da promoção de uma cidadania ativa e participativa.