Lançamento oficial da agenda cultural do Centro de Interpretação da Batalha do Vimeiro

O lançamento oficial da agenda cultural do Centro de Interpretação da Batalha do Vimeiro (CIBV), para o ano 2018 decorreu no dia 27 de janeiro, no CIBV. “A Batalha do Vimeiro – 210 anos de História” foi o tema escolhido para dar o mote às iniciativas da agenda evocativa, que se prolonga ao longo de todo o ano, proporcionando a união entre o conhecimento da história e a ludicidade.

O evento de lançamento começou com uma encenação conjunta do grupo de teatro T’AMAL e de técnicos do CIBV, intitulada “Revisitar a Batalha do Vimeiro”. Ao longo da apresentação foram dados a conhecer, de uma forma divertida, episódios que marcaram este acontecimento histórico, revelando-se, ainda,  a origem de expressões, como “ir para o maneta” ou  “bater a caçoleta”.

Depois deste momento encenado, e já no auditório do CIBV, João Serra deu as boas-vindas aos participantes, salientando a importância da agenda anual do CIBV no âmbito da promoção turística do concelho. Referiu ainda que, graças ao trabalho que vem sendo desenvolvido, o CIBV ultrapassou recentemente a barreira dos 8 mil visitantes / ano. Ao longo da sua intervenção, o edil informou também que foi apresentada, recentemente, uma candidatura ao Turismo de Portugal, que visa otimizar e modernizar as condições de acondicionamento e exposição do acervo do equipamento.

O programa prosseguiu com  uma palestra, proferida pelo presidente da Associação de Turismo Militar Português, Álvaro Covões: “A ativação turística do património histórico-cultural das Invasões Francesas”. O interveniente salientou que o papel da associação que preside é promover, levando, cada vez mais longe, episódios e acontecimentos marcantes da história militar do país. Para este desígnio, afirmou ser fundamental tornar a história atrativa e acessível, indo ao encontro do interesse e das expetativas das pessoas. Neste quadro deu o bom exemplo da encenação que marcou o início deste evento de lançamento, que “contou a história a brincar, tornando-a, assim, mais interessante”.

O  momento mais esperado, a apresentação oficial da agenda do CIBV para o ano 2018, foi levada a cabo por João Paulo Mergulhão, coordenador de Turismo e Competitividade. A apresentação revelou as iniciativas integradas na agenda (ver programa em baixo), enquadrando-as naquilo que é a ativação turística do património da Batalha do Vimeiro, onde também se inclui o grande evento “Recriação Histórica da Batalha do Vimeiro e Mercado Oitocentista”,  agendado para os dias, 13, 14 e 15 de julho.

No final do evento de lançamento,  o Quarteto Estillus brindou o público com música da época, naquele que foi o recital de abertura das comemorações oficiais dos 210 anos da Batalha do Vimeiro.

PROGRAMA

Lançamento Oficial da Agenda Cultural do CIBV 2018 “Batalha do Vimeiro: 210 Anos de História”
27 de Janeiro

Público-alvo: Público em Geral
Programa: encenação do grupo de teatro T’AMAL “Revisitar a Batalha do Vimeiro”; palestra do presidente da Associação de Turismo Militar de Portugal, Álvaro Covões: “A ativação turística do património histórico-cultural das Invasões Francesas”; apresentação oficial da agenda do CIBV para o ano 2018; recital de abertura das comemorações oficiais dos 210 anos a Batalha do Vimeiro, com atuação do Quarteto Estillus.

Sombras da Batalha (Atividade Infanto-Juvenil – Teatro de Sombras Chinesas);
Data: 3 de fevereiro 

Horário: 15h00
Público-alvo: Infanto-Juvenil (a partir dos 3 anos)/ Famílias
Este ateliê será um espaço para a construção de elementos-chave para o relato da história da Batalha do Vimeiro. Numa primeira fase é contada a história para que se encontrem os referidos elementos. Posteriormente, é feita a construção dos mesmos para montagem do Teatro de Sombras Chinesas. Por fim, as crianças apresentam o teatro aos pais.

 I Trail Run “Batalha do Vimeiro 1808”
Data: 11 de março

Horário: 09h00
Público-Alvo. Maiores de 18 anos com preparação física apta a esforços longos.
Inscrições: http://eventos.dreamstudio.pt/TrailRunBatalhaVimeiro2018/
Informações: trailrunbatalhavimeiro@eventos.dreamstudio.pt
Percurso com 20 km que percorre trilhos de beleza ímpar que evocam a memória da batalha. Com uma organização conjunta do Município da Lourinhã (através do CIBV), da Junta de Freguesia do Vimeiro, da Associação Cultural e Recreativa do Vimeiro, da Associação RSC de Toledo e da Associação para a Memória da Batalha do Vimeiro, a iniciativa inclui ainda uma caminhada com 12 km, contando com os padrinhos Délio Ferreira e Carmen Henriques. Ao longo do percurso, será possível assistir a momentos de animação histórica dinamizados pelo Grupo de Recriação Histórica do Vimeiro, cujos membros recriam unidades militares do período das Invasões Francesas.

Um dia de Acampamento Militar
Data: 26 de maio

Horário: 11h00
Público-Alvo: Público em Geral
Atividade que tem como intuito evocar a vida militar e civil durante o período napoleónico no âmbito da qual será recriado um acampamento militar. A iniciativa conta com momentos explicativos e pedagógicos sobre aspetos da vida quotidiana do soldado, com momentos de participação/interação com o público e com momentos de manobras militares livres levados a cabo pelos recriadores históricos. Esta atividade será desenvolvida em parceria com a Associação para a Memória da Batalha do Vimeiro.

 O uso do sílex: da pré-história à arma de pederneira
Data: 16 de junho

Horário: 11h00
Público-Alvo: Público em Geral
Atividade que incluirá a montagem de três cenários distintos: pequeno acampamento pré-histórico, núcleo neolítico e pequeno acampamento militar da época das invasões francesas. O objetivo é explicar a utilização do sílex ao longo do tempo desde a pré-história até ao período das invasões francesas. Esta atividade incluirá momentos de participação/interação com o público.

 III Battle Tour “Pelos Caminhos de Wellington”
Data: 21 de outubro

Horário: 09h00
Público-Alvo: Público em Geral
Com organização conjunta do Município da Lourinhã (através do Centro de Interpretação da Batalha do Vimeiro), da Junta de Freguesia do Vimeiro, da Associação para a Memória da Batalha do Vimeiro e do grupo Trilhos do Mar, esta caminhada tem cerca de 12 km de extensão e percorre espaços com memórias associadas à Batalha do Vimeiro como é o caso do campo da batalha, da Igreja do Vimeiro, do Quartel-General de Wellington, do Posto de Comando de Jean Andoche Junot e do Monumento Comemorativo do Primeiro Centenário da Batalha.

 Histórias ao Entardecer: Memórias da Batalha do Vimeiro
Data: 17 de novembro

Horário: 16h00
Público-Alvo: População do Vimeiro e Público em Geral
Serão convidados habitantes do Vimeiro para partilharem as suas histórias e memórias numa atividade que tem como intuito promover a aproximação à população local e recolher património oral relacionado com a batalha. Pretende-se também que a população traga até ao CIBV objetos arqueológicos encontrados no campo da batalha e que partilhe a história desses artefactos de modo a contribuir para a investigação histórica levada a efeito pelo CIBV.

Natal no CIBV: Pequenos Arqueólogos da Batalha do Vimeiro
Data: 18-23 de dezembro

Horário: a partir das 10h00 (terça-feira a domingo)
Público-Alvo: Infanto-Juvenil (a partir dos 6 anos)
No âmbito das Férias Escolares de Natal, terá lugar uma experiência lúdico-didática de arqueologia para crianças. A atividade começa com a uma breve enquadramento sobre a arqueológica e, em seguida, os mais novos têm oportunidade de participar numa pequena escavação em caixa de areia. No final, terá lugar o tratamento do património encontrado.